Adab fiscaliza transportadores e comerciantes de bananas em Feira de Santana

0

Foto: Ascom/ADAB

A equipe de Defesa Sanitária Vegetal, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), sob a Coordenadoria/Gerência Técnica de Feira de Santana, contando com o apoio da Polícia Militar, realizou nesta última semana de 2016, na Ceasa de Feira de Santana, fiscalização aos transportadores e comerciantes de banana.

Seguindo o cumprimento da Port. 235/2004 da Adab, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e IN 17/2005 do Ministério da Agricultura – MAPA, que exige a higienização das caixas plásticas e o transporte e comercialização da banana despencada, a ação visou minimizar a disseminação de pragas da fruta, a exemplo da Sigatoka-negra. Também foi fiscalizado o uso indevido de produtos que fazem o amadurecimento forçado das bananeiras. Dez comerciantes que atuavam de forma ilegal foram notificados.

Sigatoka-negra

A Sigatoka-negra, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, é a mais grave doença da bananeira no mundo, ocasionando perdas de até 100% nas bananas e 80% nos plátanos, elevando o custo de produção em 27% com o controle químico. Três elementos associados ao clima – chuva, orvalho e temperatura – são fundamentais para que ocorra infecção, produção e disseminação da praga. A doença afeta as principais variedades de bananeiras cultivadas atualmente, a exemplo da prata, a nanica e a maçã.


Fonte: Ascom/Seagri

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta