Hortigranjeiros ajudam agricultor a garantir vendas no Noroeste Rio-Grandense

0

Foto: Reprodução INCRA

A clientela foi sendo formada aos poucos e, de porta em porta. Atualmente o agricultor Emerson José da Silva, do assentamento Giruá I, localizado no município de Giruá (a 494 quilômetros da capital Porto Alegre) conta com produção de hortigranjeiros da horta de meio hectare, cultivada no sistema agroecológico que é comercializada a cada sábado, contribuindo para a renda familiar de até R$ 300 a cada entrega.

“Não adianta sair se não tiver alface para vender”, comenta Silva. São 60 pés comercializados do produto e das variedades lisa, crespa e americana, segundo o gosto do freguês, adianta ele. Junto com ela, o pepino é apreciado com duas caixas cheias para serem distribuídas.

Silva destaca que leva também outros alimentos para vender na cidade de Giruá – onde circula durante todo os sábados – como repolho, cenoura, beterraba, cebola, tomate, aipim, rúcula, couve-flor, rabanete, entre outros. “De cinco a seis dúzias de ovos de galinha caipira saem bem, assim como o pêssego branco e amarelo, que consegui repassar durante a safra (ele já vendeu toda a produção) de 30 a 40 quilos”, diz.

O assentado conta que não leva mais produtos porque não cabem na sua caminhonete Parati, ano 1987. Mas, esse detalhe não é empecilho para o agricultor que está esperando o mês de janeiro chegar para incluir melancia e melão nas vendas, que devem render bem, já que tem 500 pés plantados das duas frutas.

Assistência técnica

Para Cloves Ribeiro, profissional da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos Ltda (Coptec) – uma das três prestadoras de assistência técnica contratada pelo Incra regional para atender agricultores da reforma agrária, a família de Emerson ficou entusiasmada ao receber o kit do Programa Quintais Sustentáveis – composto por diversos tipos de mudas, sementes, adubo, calcário, ferramentas e equipamentos de irrigação, que ajudaram o assentado a dar continuidade à horta que já possuía e a se desafiar com o aumento da produção.

O Quintais Sustentáveis foi um programa resultante de um convênio, de 2014, entre Incra e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) – vinculada ao governo do Rio Grande do Sul, com o objetivo de estruturar a produção agroecológica de famílias assentadas, por meio da distribuição dos kits, capacitação das famílias, visando garantir segurança alimentar e geração de renda aos beneficiários.

Leia a matéria original aqui

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
www.incra.gov.br/rs

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta