AERAÇÃO DE GRÃOS ARMAZENADOS

3

 

FOTO: PANTANAL CERTIFICADORA E IDENTIFICADORA

FOTO: PANTANAL CERTIFICADORA E IDENTIFICADORA

 A aeração consiste basicamente na circulação forçada do ar ambiente ou condicionado através da massa de grãos armazenados com a finalidade principal de estabelecer e manter uma temperatura moderadamente baixa e uniforme em todo o volume de grão. Esta pode ter diferentes efeitos sobre a massa de grãos dependendo das condições do ambiente e do próprio produto.

Antes de colocar o sistema de aeração em funcionamento, deve se fazer uma previsão dos possíveis resultados oriundos desta operação. O processo pode atender os seguintes objetivos.

  • Estabelecer condições que permitam o resfriamento de pontos aquecidos da massa de grãos
  • Uniformizar a temperatura interna
  • Prevenir o aquecimento e regular a temperatura interna
  • Promover secagem, dentro de certos limites
  • Promover a retirada de odores e ainda o resfriamento da massa de grãos

O resfriamento da massa de grãos armazenados constitui o principal objetivo e ainda a principal utilidade da aeração, que quando feita de maneira certa propicia a formação de um microclima dentro da massa, que resulta na conservação dos grãos por um maior período.

O sistema de aeração basicamente é composto por ventiladores com motor, dutos, silos e dispositivos para o monitoramento.

 OPERAÇÃO DO SISTEMA DE AERAÇÃO.

Antes de optar pelo o uso de um sistema de aeração, devem-se avaliar as condições climáticas para entender os objetivos propostos, principalmente quando se trata da conservação dos grãos durante a armazenagem.

Um diagrama que relaciona temperatura, umidade relativa e temperatura interna da massa de grãos são usados para previsão das características de conservação da massa, durante o armazenamento. Este diagrama possibilita prever a natureza dos riscos a que o produto ficara sujeito durante a aeração.

A interpretação do diagrama de conservação de grãos é dada pela formula abaixo.

DIFERENÇA DE TEMPERATURA = TEMPERATURA AMBIENTE – TEMPERATURA INTERNA

DT = TA – TI

EXEMPLO:

A temperatura ambiente (externa) é de 33°C e a temperatura interna da massa de grãos é de 28°C. Desta forma a diferença de temperatura é calculada abaixo.

DT=33-28

DT=5°C

  • A diferença da temperatura ambiente (externa) e a interna da massa de grão, neste exemplo citado foi de 5°C. Avaliando o diagrama de conservação de grãos, observa-se que a aeração é recomendada para umidade relativa (UR) entre 60 e 70%. Sendo possível em outras faixas de umidade, porém sujeita a alguns riscos eminentes.

 

  • Para a umidade relativa inferior ou igual a 60%, a aeração só é recomendada e aplicável em grãos úmidos ou que estejam aquecidos a temperatura muito superior á do ambiente, necessitando, portanto do resfriamento. Em outra situação, que difere da relatada, poderá haver supersecagem da massa.


  • Resfriamento com gradiente de temperatura a 7°C torna a aeração possível, porém pode provocar condensação do vapor de agua na superfície da massa e nas paredes do silo.

O diagrama na coloração roxa (A), apresenta dois fatores que podem ocorrer quando a diferença de temperatura, relacionada com a umidade relativa estiver nessa faixa, sendo condensação (+7) ou secagem excessiva (-7). Por isso, a necessidade de fazer o cálculo da (DT), sempre obedecendo a ordem da fórmula, sendo: Temperatura ambiente (externa), menos a temperatura interna, onde a Diferença poderá ser positiva ou negativa.

Contudo, pode afirmar que a aeração é um instrumento muito útil, se não indispensável em muitos casos, para a conservação dos grãos armazenados quando bem operada. Já quando operada erroneamente, sem o devido conhecimento tecnológico, torna-se uma fonte de perdas quantitativa e qualitativa dos grãos armazenados, assim como será uma fonte de despesas intoleráveis para a unidade armazenadora de grãos.

 

Luciano Alves de Oliveira

REFERÊNCIAS:

HARA TETUO. CENTREINAR. UFV, JUNHO, 2003.

SILVA, J.S; ADILIO, F.L.F; DEVILLA,I.A. ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS AGRICOLAS. Aeração de grãos armazenados, Cap. 11, pag. 261.

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

3 Comentários

    • Caramuru Alimentos, e o responsável pela qualidade dos grãos armazenados é o Sr. José Ronaldo Quirino, gerente geral. A Caramuru conta com mais de 60 armazéns graneleiros com sistemas de aeração automatizados instalados, alguns deles projetados pela minha pessoa.

Deixe uma resposta