Biofábrica que produzirá bioinseticida inédito inicia atividades em Uberaba

0

28/03/2017 09h47 – Atualizado em 28/03/2017 09h47

Empresa irá produzir bioinseticida contra praga que ataca lavouras de milho.
Intenção é de que até outubro a VR Biotech produza milhares de doses.

Produto combate lagarta-do-cartucho no milho (Foto: Reprodução TVCA)

A biofábrica que produzirá bioinseticida inédito no mundo já iniciou suas atividades em Uberaba. A notícia foi divulgada na última semana pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Parque Tecnológico. O bioinseticida é o CartuchoVIT, específico para o combate à lagarta-do-cartucho no milho (Spodoptera frugiperda), podendo ser usado em outras culturas que apresentam a mesma praga.

Da pesquisa à comercialização do produto, o empresário Paulo César Manara Bittar, proprietário do Grupo Vitae – composto pelas empresas Vitae Rural Homeopatia e Vitae Rural Biotecnologia – contou com o apoio da Prefeitura para intermediar a viabilização sanitária e regulatória do negócio por meio do Parque Tecnológico, onde pretende instalar um braço da empresa, com um laboratório de desenvolvimento de biotecnologia.

Segundo Bittar, a parceria foi firmada entre a Vitae Rural Biotecnologia e a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), com o apoio do pesquisador Fernando Valicente. “Ele tinha uma tecnologia que possibilita a fabricação de bioinseticida com o Baculovirus spodoptera (isolado 6). Então, celebramos um contrato de exploração de patente, para o desenvolvimento da tecnologia de produção industrial baseada nos parâmetros da Embrapa”, comentou.

Além do apoio do Parque Tecnológico, a empresa também teve o apoio de entidades como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Universidade de Uberaba (Uniube), incubadora Unidade de Tecnologia e Negócios (Unitecne) da Uniube e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que colaboraram com o desenvolvimento técnico-científico do bioinseticida.

Para Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico, o lançamento desse primeiro produto é um marco que une a tecnologia, o agronegócio, a inovação, a tríplice-hélice (parceria empresa-governo-universidades), gerando produtos úteis para a sociedade.

A meta é de que até outubro, quando se tem a safra de milho, a VR Biotech produza milhares de doses do CartuchoVIT em Uberaba.

Fonte:
Do G1 Triângulo Mineiro
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2017/03/biofabrica-que-produzira-bioinseticida-inedito-inicia-atividades-em-uberaba.html

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta