Chuvas voltam com força ao Centro-Oeste e ao Sudeste na semana que vem

0

Trabalhos de campo devem ficar interrompidos a partir do dia 20

Algumas áreas de Mato Grosso tiveram uma semana com baixos volumes de chuva, mas essa situação não vai durar muito tempo. A partir da semana que vem, por volta do dia 20, as pancadas voltam a ter forte intensidade no Centro-Oeste e no Sudeste, com volumes de 80 a até 120 milímetros acumulados.

Nesta sexta-feira, dia 16, a massa de ar seco começa a perder força no Centro-Oeste e as nuvens carregadas voltam a se espalhar pelos estados da região. A área de baixa pressão atmosférica sobre o sul de Mato Grosso também alimenta as instabilidades, e as pancadas ocorrem a qualquer hora do dia. Os maiores volumes aparecem no noroeste e no extremo sul de Mato Grosso durante a tarde. No entanto, o tempo segue firme no leste de Goiás e no Distrito Federal, porém com maior nebulosidade.

No Sudeste, a formação de duas áreas de baixa pressão atmosférica na região costeira e o aparecimento de um cavado – uma área de instabilidade a mais de 10 km de altura – mantêm as nuvens carregadas em toda a região nesta sexta-feira. As pancadas ocorrem de forma fraca e com baixos acumulados na maior parte da região, com exceção apenas para áreas entre Ribeirão Preto (SP) e Passos (MG), onde os volumes são mais expressivos. O tempo firme continua no noroeste mineiros. Há potencial para granizo em áreas de café arábica de São Paulo e Minas Gerais.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

Publicado por,  Canal Rural 

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta