Criadores têm até novembro para vacinar rebanho contra a febre aftosa

0

Foto: Coinbra

Vacinação é obrigatória, independentemente do tamanho do rebanho.
SC é o único estado do país reconhecido como área livre de febre aftosa.

Criadores de quase todo o país têm até o final do mês de novembro para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha começou essa semana. Em Mato Grosso, muitos criadores se apressam para imunizar os animais.

Em Mato Grosso, a expectativa é de que 14 milhões de animais, com idades entre o e dois anos, sejam vacinados nesta segunda etapa. O compromisso dos pecuaristas com a sanidade do rebanho é fundamental para manter o estado livre da febre aftosa.

A vacinação é obrigatória, independentemente do tamanho do rebanho. Cada dose da vacina custa cerca de R$ 1,20 em Mato Grosso, dependendo da região. Em uma loja de produtos agropecuários, o valor é o mesmo cobrado na etapa de maio.

“Pretendemos aumentar o nosso nível de vendas só que foi ano passado um milhão, pretendemos aumentar aí em 20%”, fala o comerciante Antônio Hass.

O prazo para vacinar os animais vai até o dia 30 de novembro. Além de Mato Grosso, os pecuaristas de outros 15 estados e do Distrito Federal também devem vacinar os animais com idade entre zero e 24 meses.
Já os produtores do Paraná, São Paulo e outros cinco estados têm que imunizar todos os bovinos e bubalinos, de mamando a caducando.

Apenas os produtores de Santa Catarina não precisam proteger o rebanho. O estado é o único do país reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação.

“Quem não vacinar será procurado pelos órgãos estaduais de sanidade animal e será penalizado, haverá auto de infração, haverá multa e terá que vacinar os animais”, avisa o coordenador de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Heitor David Medeiros.

Ministério da Agricultura não tem previsão de quantos animais serão vacinados, mas informou que na segunda fase do ano passado a imunização atingiu 150 milhões de animais.

Fonte: Globo Rural acesse a matéria na integra .
Emerson Sanchez / Rondonópolis, MT

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta