Mancha púrpura da semente ou crestamento foliar de Cercospora (Cercospora kikuchii)

0

A doença conhecida como mancha púrpura da semente ou crestamento foliar de cercospora é causada pelo fungo Cercospora kikuchii, sendo este cosmopolita e no Brasil é encontrado em todas as regiões produtoras de soja. A maior frequência do Crestamento foliar ocorre em regiões com clima mais quente e chuvoso.

O fungo sobrevive em sementes e também nos restos culturais deixados no campo, sendo esta uma razão pelo qual, técnicos recomendam a rotação de variedades por talhão de uma safra para outra, pois os restos culturais é uma fonte de inóculo para futuras infecções. A disseminação ainda ocorre por meio das sementes contaminadas e também através de conídios do fungo carregado pelo vento.

Os sintomas podem ser diagnosticados em todas as partes aérea da planta. Nas folhas, os sintomas são pontuações escuras, castanho-avermelhadas, as quais com a agressividade da doença tendem a aumentar de tamanho, coalescer e dar origem a grandes manchas de coloração castanho-escura, ocasionando o crestamento e consequentemente a queda prematura das folhas (FIGURA 1). Como o crestamento foliar de cercospora ocorre no final do ciclo da cultura, os responsáveis pelo campo, em muitas das vezes acabam não identificando o crestamento, e em alguns casos confundem o crestamento foliar com alguma fitotoxidade causada por produtos (Ex: FOX fungicida).

FIGURA 1. CRESTAMENTO FOLIAR – FOTO: DAREN MULLER – IOWA STATE UNIVERSITY

Já nas hastes, os sintomas são manchas avermelhadas, de forma irregular e geralmente limitadas de córtex.  As vargens apresentam pontuações vermelhas que evoluem para mancha castanho-avermelhada. Através da infecção das vagens, o fungo atinge a semente e causa a mancha púrpura do tegumento (FIGURA 2).

FIGURA 2. MANCHA PÚRPURA DA SEMENTE – FOTO: LUCIANO A. DE OLIVEIRA – APOIO CONSULTORIA AGRÍCOLA.

A proteção da cultura para o fungo Cercospora kikuchii, tem inicio na utilização de sementes livre do patógeno e consequentemente com o tratamento destas através de fungicidas de ação sistêmica e de contato, e ainda faz-se necessário a aplicação de fungicidas na parte área, dos grupos químicos; benzimidazóis, triazóis e estrobirulinas, cujos tais, têm assegurado uma boa sanidade das plantas de soja, desde que seja efetuada de maneira preventiva ou no inicio da infecção. Em muitas das vezes, infecções iniciais ficam latentes e não é visível até o período de floração ou formação das vagens, motivo pelo qual o controle preventivo é de extrema necessidade.

É importante ressaltar que até o ano de 1980, existia uma norma regulamentadora de tolerância de sementes com mancha púrpura, cuja tal era de até 10%. Contudo, atualmente não possui nenhuma regulamentação para tal patógeno.

No entanto, o programa de melhoramento genético vem consequentemente atendendo uma forte demanda dos produtores por cultivares de soja com hábito de crescimento indeterminado e ciclo precoce. Cada vez mais estas novas cultivares tem apresentado suscetibilidade ao fungo Cercospora kikuchii, gerando um alerta aos produtores e técnicos sobre o impacto econômico da doença para a cultura.

A partir da sintomatologia e severidades diagnosticadas atualmente, seria de grande importância que os órgãos regulamentadores, juntamente com a pesquisa verificassem novamente a transmissibilidade via semente-planta da doença, para as novas cultivares inseridas no mercado e a partir dos resultados, determinar um padrão de tolerância para cercospora kikuchii nas sementes.

A semente e seus contextos mudaram e o produtor contemporâneo esta cada vez mais exigente quanto à qualidade destas, seja no quesito vigor, germinação e isenção de patógenos.

Apoio Consultoria Agrícola – Engº Agrônomo Luciano Alves de Oliveira

 

Referências

ZORATO. M. F. SEMENTES DE SOJA. SEEDNEWS. EDIÇÃO XXII. MARÇO DE 2018. DISPONÍVEL EM: https://seednews.com.br/edicoes/artigo/18-sementes-de-soja-edicao-marco-2018

DEFESAVEGETAL.NET. Disponível em: http://www.defesavegetal.net/cercki

SOARES. R. M. et al.  Crestamento foliar de cercospora e mancha púrpura. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/soja/arvore/CONTAG01_104_271020069133.html

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta