Míldio (Peronospora manshurica)

0

O míldio (Peronospora manshurica) na cultura da soja é uma doença amplamente disseminada, sendo que este fungo apresenta grande variabilidade genética e as perdas causadas pela doença em geral são muito elevadas, com prejuízos de 8% até 20% quando a infecção ocorre em cultivar suscetível e com alta severidade.  As condições climáticas que favorecem a ocorrência da doença consistem em elevados períodos de molhamento foliar durante qualquer estádio fenológico da cultura.

A sintomatologia da doença é bem característica, com manchas de coloração verde clara até amarelas, localizadas na face adaxial (parte superior) da folha (FIGURA 1). Na face abaxial (parte inferior) da folha formam-se as frutificações do fungo, na forma de esporangióforos ramificados e esporângios (conídios), conforme FIGURA 2. Esta massa esbranquiçada é a característica fundamental para diferenciar os sintomas desta doença. Quando a doença ocorre durante a formação dos grãos estes podem ficar apodrecidos, ou, em uma fase mais adiantada, recobertos de micélios e oósporos do fungo.

 

FIGURA 2. MÍLDIO NA FACE ABAXIAL DA FOLHA

FIGURA 2. MÍLDIO NA FACE ABAXIAL DA FOLHA

FIGURA 1. MÍLDIO NA FACE ADAXIAL DA FOLHA

FIGURA 1. MÍLDIO NA FACE ADAXIAL DA FOLHA

 

 

 

              

 

 

 

 

 

 

 

FIGURA 3. MÍLDIO NA FACE ABAXIAL DA FOLHA

FIGURA 3. MÍLDIO NA FACE ABAXIAL DA FOLHA

O manejo desta doença envolve a rotação de culturas com espécies não hospedeiras do patógeno, destruição dos restos culturais, a utilização de cultivares resistente e o uso de fungicidas no tratamento de sementes, sendo que o uso de cultivares resistente e o tratamento de sementes com fungicidas são as alternativas de manejo com maior eficiência.

 Luciano Mato Grosso

                                

REFERÊNCIA

 GRIGOLLI, F.J. MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA. Tecnologia e Produção: soja 2013/2014. p 215.

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta