VALOR CULTURAL DA SEMENTE

0

O valor cultural consiste no índice utilizado para conhecer a qualidade das sementes em função da germinação e do grau de pureza.

O poder de germinação consiste na quantidade de sementes puras que poderão germinar e formar plantas normais. Já o grau de pureza determina o porcentual que indica a contaminação do lote de sementes por outras espécies ou resíduos inertes.  Tais informações são obtidas em testes conduzidos em laboratórios de análise de sementes a partir de amostragens representativas do lote, sendo que os potenciais de germinação e de viabilidade das sementes são determinados, respectivamente pelos testes de germinação e tetrazólio que consiste em um teste bioquímico que permite em poucas horas estimar o potencial de uma amostra.

O Valor Cultural (VC) é obtido através da multiplicação dos valores de porcentagem de germinação e porcentagem de pureza divido por 100 (fórmula abaixo), sendo este o que determina a qualidade de uma semente.

Exemplo: um termo de conformidade de sementes atestou que um determinado lote apresenta 60% de pureza e 85% de germinação, qual será o Valor cultural (VC) desta semente?

VC = 85×60/100

VC = 51% 

Para calcular a taxa de semeadura deve-se conhecer o Valor Cultural da semente, onde se determina a quantidade de semente necessária para formar a pastagem.

O calculo é efetuado de acordo com o numero de Pontos de Valor Cultural (PVC) desejado e recomendado para cada espécie, cuja tal varia de acordo com o tipo de solo, região, fertilidade, dentre outros fatores. O PVC recomendado para área de integração lavoura pecuária (ILP) em média é de 300 a 400 pontos em consorcio com o milho safrinha para região do Vale do Araguaia e Xingu.

Para uma situação desejada de 400 PVC e uma semente que apresenta 51% de VC, a quantidade de sementes (QS) a ser utilizada por hectare é determinada pela seguinte formula.

QS = %PVC/%VC

QS = 400/51

QS = 8 KG

Neste caso, o produtor deverá distribuir um volume de 8 kg de sementes por hectare.

Para determinar a relação de Custo por Ponto de Valor Cultural (CPVC) , basta dividir o preço pago por kg de semente pelo VC informado, conforme formula e exemplo a seguir.

CPVC = R$ / VC

O produtor adquiriu uma semente de braquiária ruziziensis com VC de 50%, com um custo de R$15,00 por kg. Qual CPVC nesta situação.

CPVC=15/50

CPVC = 0,3 POR PONTO DE VALOR CULTURAL.

O cálculo possibilita o produtor, tomar decisão sobre qual semente da mesma espécie com VC`s diferentes tem uma relação de custo por ponto de VC economicamente melhor. Vale lembrar que quanto menor o VC, maior tende a ser a contaminação por espécies indesejáveis. Daí a importância de comparar esse custo, e correlacionar com a idoneidade da empresa fornecedora da semente, para evitar transtornos no decorrer da implantação da pastagem.

É extremamente importante coletar amostra dos lotes e analisar as sementes em laboratório confiável e ainda segurar contra amostra dos lotes na propriedade, de preferência uma saca por lote inviolada e acondicionada em local arejado.

 

Engº Agrônomo Luciano Alves de Oliveira

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS 

CEZAR, ELIANE. ETAPAS PARA FORMAR BEM UMA PASTAGEM. Embrapa Gado de Corte. 2015. BRAGA. M.N.G. VALOR CULTURAL DETERMINA A QUALIDADE DA SEMENTE. NA SALA COM GISMONTI. PORTO ALEGRE, 2014.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

O agroreporter é um blog sobre o Agro no Brasil e no mundo, trazendo notícias relevantes, agenda com os principais eventos e cursos do setor e conteúdos inéditos para o leitor acompanhar. Fique por dentro! Compartilhe e comente nosso conteúdo nas redes sociais.

Deixe uma resposta